DICAS PARA ENTREVISTA

NA PREPARAÇÃO DO CURRICULO:

O currículo é a sua carta de apresentação, é através dele que você precisa chamar a atenção do recrutador para ser convidado para uma entrevista:

Coloque as datas de início e saída dos empregos anteriores, informações acadêmicas relevantes, nível do seu idioma e as principais qualificações técnicas que possui.
Características pessoais não precisam estar no currículo.

Não é necessário incluir informações dos seus documentos pessoais, como RG ou CPF. O recrutador não precisa desta informação e é perigoso divulgar esses dados na rede.

Use uma fonte adequada e formal, uma linguagem clara e concisa.
Um bom currículo tem no máximo 2 páginas.

Revise seu currículo várias vezes para checar possíveis erros de português, peça para outras pessoas também fazerem isso para você. Erro de português no currículo é fatal!

Não minta em hipótese nenhuma! Às vezes queremos supervalorizar nosso conhecimento em línguas ou informática. Lembre-se que o processo seletivo consiste em alguns testes e você pode ficar numa situação embaraçosa.

Envie seu currículo com cautela: não “panflete” o seu currículo e nem envie para diversas pessoas no mesmo e-mail. Envie somente para as vagas que estão alinhadas com o seu perfil. É importante incluir no assunto do e-mail a vaga de interesse.

NA ENTREVISTA

Esteja presente para a entrevista com 5 a 10 minutos de antecedência do horário marcado.

Procure conhecer um pouco a empresa antes da entrevista, esta é uma atitude que conta pontos diante o entrevistador.

Invista em uma boa aparência pessoal: roupas discretas, cabelos penteados e maquiagem leve.

Demonstre confiança em sua capacidade e experiência, buscando controlar sua natural ansiedade.

Sente-se corretamente mantendo uma postura adequada. Não fale demais, também evite excessos de monossílabos como: sim, é, não, positivo. Seja direto e não use gírias.

Olhe para o entrevistador, concentrando-se nele: não desvie a atenção.

Durante a entrevista não fume, não masque chicletes, não use óculos escuros e desligue o celular.

Ao falar dos seus objetivos em curto prazo, mantenha seu foco na vaga oferecida. Fale de si mesmo como profissional, se o entrevistador quiser saber da sua personalidade em outro ambiente ele mesmo vai perguntar.

Não se deixe abater por estar procurando emprego. Seja objetivo, transmita entusiasmo: desânimo e frustração não recomendam ninguém.

Escute o entrevistador e deixe-o falar até o fim. Seja formal, porém amigável, se necessário, questione, demonstrando interesse em aprender, crescer e aceitar desafios.
Procure responder, sempre com honestidade e segurança.

Não “fale mal" dos empregadores anteriores. Maturidade é saber transformar experiências malsucedidas em aprendizagem para o futuro.

DURANTE A BUSCA DE EMPREGO

Se preocupe em permanecer atualizado e informado sobre o mercado em geral, sua área de atuação, novas tecnologias e tendências do setor.

Não perca boas oportunidades. Prepare-se para iniciar em novas funções, mesmo que em nível hierárquico mais baixo, seja humilde, pense que será um recomeço.

Tenha bons relacionamentos nas empresas por onde passar. Retome seus contatos antigos, avise sua network que está buscando uma colocação. A indicação nestas horas conta muito!

O SEGMENTO FARMACÊUTICO

Invista em um curso de idiomas. A maioria das áreas exige conhecimentos no idioma Inglês e quem tem fluência se diferencia em um processo seletivo. As grandes industrias, sejam nacionais ou internacionais, utilizam o inglês para diversos processos.

Conheça as normas vigentes: veja qual órgão costuma regular a área que você tem interesse em atuar e fique por dentro das legislações e exigências.

Esteja disposto a trabalhar em lugares distintos. Os principais pólos farmacêuticos ficam em SP, RJ, MG e GO. Lembre-se que as plantas fabris ficam afastadas dos grandes centros e na maioria das vezes é preciso encarar estrada todo dia.

Aproveite para fazer estágios e conhecer as inúmeras áreas que o segmento farmacêutico possui. É importante saber o que agrada e o que te faz feliz, para então trilhar a sua carreira profissional.