03 Dicas para se destacar na busca por emprego

Entrevista de emprego

Você está de olho em uma oportunidade incrível. Atualizou seu currículo, preparou sua carta de apresentação e conseguiu suas referências. Até agora, você está fazendo tudo certo. Mas antes de enviar seus documentos para o processo de seleção, faça a si mesmo esta importante pergunta: o que me diferencia?

Você pode ter uma carta de apresentação extraordinária e referências muito fortes. Ótimo – mas provavelmente haverá outros candidatos com os mesmos arsenais.  Para ser ousado em sua busca de emprego, você precisa fornecer informações de qualidade para o seu potencial empregador que vão além de um bom cv e uma carta de apresentação. Aqui estão algumas idéias para você começar a se diferenciar:

1.Envie uma “Carta do Desafio“

Substitua a sua carta de apresentação por uma “Carta de Desafio”. Uma carta de de desafio identifica um problema que a empresa está enfrentando e explica como você, se contratado, resolveria esse problema. Isso demonstra uma profundidade incomum de conhecimento da empresa e sua capacidade única de resolver problemas – o que pode aumentar seriamente seu apelo como candidato.

  • Demonstre seu valor

Além de um portfólio ou currículo, considere enviar documentos adicionais que possam demonstrar seu valor para a empresa. Pense no que a empresa precisa e desenvolva algo único em torno disso. Por exemplo, você poderia desenvolver uma proposta para um novo programa ou um projeto de aperfeiçoamento de um produto ou processo, uma tática de marketing imediata ou uma oportunidade de negócios. As possibilidades são infinitas – você simplesmente precisa usar seu conhecimento da empresa e sua criatividade para desenvolver algo relevante e realista.

Essa abordagem demonstrará seu profundo conhecimento do que a empresa precisa e sua capacidade de atender realisticamente a essas necessidades. Também prova seu esforço e entusiasmo – qualidades que qualquer empregador sensato quer em todos os funcionários.

  • Faça perguntas “fortes”

Quando você marcar uma entrevista, certamente precisará se preparar para as perguntas que o entrevistador fará a você, mas não se esqueça de que a entrevista é uma via de mão dupla. Você deve preparar algumas perguntas para ajudá-lo a decidir se essa é a posição certa para você e também para mostrar a ele o quanto você está interessado na vaga. Isso não significa que você deve ser excessivamente agressivo, mas mostrar que você sabe o que deseja. Um exemplo: “O que o candidato ideal deveria fazer para convencê-lo de que é a pessoa ideal para a vaga?”