Captativa

O autocuidado é uma prática que põe em evidência a importância de tratar bem da mente e do corpo, para que você sinta menos estresse e mais alegria. Considerando o ritmo frenético do mundo do trabalho, a maioria de nós poderia se beneficiar de mais autocuidado durante a jornada de trabalho – aumentar a produtividade, formar relacionamentos mais fortes com colegas de trabalho e melhorar o desempenho.

Se você já tem uma rotina de autocuidado em casa ou na academia, sabe como isso pode fazer com que você se sinta mais feliz e sintonizado consigo mesmo e com suas necessidades. Então tente incorporar essas dicas fáceis em seu dia de trabalho também. Elas o ajudarão a lidar melhor com sentimentos que nos roubam a motivação, como ansiedade e estresse.

Levante-se, estique-se e mova-se

Estique os braços e as pernas em sua mesa, dê voltas ao redor do escritório, suba e desça as escadas, ou faça alguma outra atividade que lhe permita mover seu corpo. Quando começamos a sentir nosso corpo sinalizando que precisamos de uma pausa, sair do espaço de trabalho por 5 a 10 minutos pode ajudar a mudar a perspectiva e ganhar clareza mental. Executar tarefas rápidas, fazer café ou chá ou visitar a mesa de um outro colega de trabalho também ajuda. Se você puder sair do escritório em algum momento durante o seu dia de trabalho, vá em frente: um estudo de 2017 ecoou pesquisas anteriores, descobrindo que a exposição a sons encontrados na natureza tem um efeito calmante no coração e no cérebro.

Acalme-se com óleos essenciais

Os óleos essenciais de lavanda, laranja e bergamota podem relaxar e elevar seu ânimo. Deixe-os em um pequeno esconderijo na gaveta da sua escrivaninha e, ocasionalmente, coloque um pouco em uma bola de algodão que você possa cheirar. Isso vai ajudar a reanimar seus espíritos sem perturbar os outros sentados ao seu lado. (Mas pergunte aos seus colegas se eles têm uma hipersensibilidade ou alergia a esses óleos antes de usá-los, apenas para se prevenir).

Faça 3 respirações profundas

Você já ouviu que inalar profundamente pode ajudar a energizá-lo e acalmá-lo. Mas há um exercício de respiração chamado “três para ser livre”. Três vezes por dia, pare o que você está fazendo e respire profundamente três vezes para liberar a tensão, o estresse e a preocupação acumulados ao longo do dia de trabalho. O que faz com que esse autocuidado seja tão adequado para o trabalho é que você pode realizá-lo discretamente enquanto está sentado em sua mesa, e nem mesmo seu vizinho de bancada mais próximo será perturbado.

Dê parabéns a você mesmo

Uma vez por semana faça um balanço do que você executou no trabalho e parabenize-se por seus esforços e qualquer coisa que tenha feito para melhorar os resultados ou melhorar o seu desempenho. Lembrar-se de suas pequenas conquistas vai dar o impulso psicológico que ajudará você a se sentir mais positivo, que é o objetivo final de autocuidado.

Captativa
Uma consultoria de RH especializada em outsourcing de profissionais para o segmento farmacêutico.
NOSSO INSTAGRAM
LINKEDIN
Conecte-se
com a Captativa

 Desenvolvido Com   Agência MSX - Marketing Digital    Copyright © 2024 ~ Captativa