05 Dicas de apoio emocional entre colegas

Apoio Emocional no Trabalho

Muitas vezes, além de lidar com nossas próprias cargas cotidianas de estresse e emoções, também somos afetados pelas angústias de pessoas próximas: família, amigos, colegas de trabalho. Estar disponível para ajudar nem sempre é fácil mas pode ser uma atitude que estreita afetos e gera equilíbrio sentimental e saúde para todos. Veja cinco ações que você pode tomar para ajudar colegas ansiosas ou deprimidos e, assim, melhorar a qualidade do ambiente de trabalho:

01 – Leia, busque entender.
Não se preocupe em se tornar um especialista – lembre-se de que você não é o terapeuta do seu amigo! Mas pode ser útil ler as experiências de profissionais e pessoas que passaram por processos similares. O conhecimento desperta empatia.

02 – Esteja disponível
Problemas como depressão ou baixa autoestima faz você acreditar que é um fardo para si mesmo e todos ao seu redor. Isso significa que seu amigo ou parceiro pode não estar fazendo muito contato com você, mas não desista deles. Dê um alô de tempo em tempo para ver como eles estão, mesmo que eles não tenham respondido às suas mensagens anteriores. Tente não exagerar a sua preocupação. Perguntar se eles estão bem já é o suficiente. Faça com que eles se sintam lembrados e queridos.

03 – Não tenha medo do silêncio
Uma das melhores coisas que você pode fazer por alguém ansioso, estressado ou deprimido é escutá-lo. Lembre-se de que você não é um terapeuta e não pode tratar a depressão de alguém. Prepare-se para um acolhimento mais do que uma orientação. Se o seu amigo não conseguir articular tudo o que está sentindo, não tenha medo de ficar em silêncio por um tempo. Basta estar por perto enquanto eles descobrem como expressar um pouco do caos que está acontecendo em suas mentes.

04 – Monte uma playlist
A playlist não precisa ser uma sequência de músicas super animadas! Elas podem ser calmas, reflexivas, elaboradas. O melhor é selecionar músicas que te lembrem do seu amigo ou pessoa amada e esteja associada a lembranças de fatos que vocês viveram. Com dois ou três toques rápidos no Spotify, você pode desanuviar o estado de espírito da pessoa. 05 – Incentive a pessoa a buscar ajuda profissional
Saúde mental e emocional é coisa séria. Apesar de todas as suas melhores intenções, não há nada que você possa fazer para afastar de vez a ansiedade ou depressão de um amigo ou familiar. Às vezes, a única saída é fazê-los perceber que precisam de ajuda profissional. Comece, se possível, com uma visita ao seu médico – faça com que eles digam ao médico o que está acontecendo e eles poderão encaminhar seu amigo para um plano de tratamento e suporte que atenda às necessidades de cada caso