05 Dicas para Reter Talentos

reter talentos

Mais difícil do que encontrar profissionais competentes para trabalhar numa pequena ou média empresa é manter aqueles que se destacam. Apesar de precisar disputar talentos com as grandes corporações, as empresas menores têm grandes pontos a favor, que devem ser explorados: há uma ligação mais direta com o dono, as pessoas sentem que  fazem diferença e não são apenas mais um número.

Para manter os bons profissionais na sua empresa, sem extrapolar as contas ou perder o controle da gestão, o melhor é se planejar. Veja algumas dicas:

  1. Permita o contato com todas as áreas

Negócios de menor porte permitem às pessoas uma visão mais sistêmica, participando de todas as áreas. Em uma empresa muito ampla, os funcionários até conseguem ter uma visão superficial de toda a organização, mas se focam em uma área especifica. Poder ter a visão geral da corporação atrai profissionais bastante engajados.

  • Defina objetivos claros

Definir planos de crescimento, com metas, é essencial para manter o negócio e fazê-lo prosperar. Investir em planos envolvendo os colaboradores faz com que eles se sintam parte do negócio. Isso faz com que o profissional vista a camisa, já que quebra o nível de hierarquia existente e faz com que cada pessoa seja vista.

  • Tire o foco do dono

Pode ser interessante reunir um conjunto de pessoas de cada área da empresa, que represente o restante dos colaboradores. Esse comitê deverá definir os objetivos, a forma como serão medidos (em volume de vendas, dinheiro, lucro, dias) e o período em que isso será analisado. Cada gestor fica responsável por atingir as metas dentro da sua área, mas há uma interação de toda a empresa e uma força conjunta para que os objetivos sejam alcançados. Isso engaja funcionários.

  • Divida os lucros

O empresário não deve se ater ao significado de lucro como premissa para remunerar o funcionário, mas pode definir um conjunto de resultados que quer obter. Quem deseja apostar nesse tipo de benefício aos funcionários deve apostar no trabalho conjunto. É necessário passar um grau de responsabilidade aos funcionários para que eles participem. Os resultados não podem ser forçados, mas sim construídos junto com a equipe.

  • Ofereça sociedade

Há empresas apostando na transformação dos talentos em sócios, com a oferta de parte das ações da empresa, por exemplo. Essa seria uma forma eficaz de estimular boas iniciativas: note quem realmente se destaca e tem uma visão compatível com a empresa para propor sociedade.