10 dicas de produtividade no laboratório

Produtividade no laboratório
  1. Planeje seu dia

Para começar, simplesmente planeje seu dia antes de começar. A maneira mais fácil de fazer isso é com uma lista de tarefas. Isso permite que você tenha uma visão geral do seu dia e se sinta bem ao longo do caminho ao marcar as tarefas concluídas. Planejar seu dia por escrito, em vez de apenas em seu cérebro, permite que você libere sua mente para objetivos mais importantes. Um dia bem planejado permite que você defina suas metas, bem como as etapas e tarefas para alcançar esses objetivos.

  • Acompanhe o tempo gasto em tarefas

Mantenha um registro de quanto tempo você está gastando em determinadas tarefas. Isso ajudará você a entender como seu tempo está sendo ocupado durante o dia.

Isso pode ajudá-lo a agendar seu horário e dias, desde que você tenha uma ideia melhor de quanto tempo essas tarefas levarão. Se uma tarefa está demorando mais do que deveria, você terá as informações para torná-la mais rápida. Além disso, não procrastine tarefas importantes mas chatas como limpeza e organização e definir um horário específico para cada uma delas.

  • Use o tempo livre de modo inteligente

Tempo livre não significa tempo fora do laboratório. Em vez disso, é o tempo entre experimentos ou enquanto você espera que o microscópio fique disponível. É provável que você tenha pequenos trabalhos para fazer como análise de dados. Enquanto você está aguardando a incubação da membrana com o anticorpo secundário, você pode preparar os equipamentos que serão necessários posteriormente. Sempre há algo que você precisa fazer, portanto, não perca tempo valioso.

  • Saiba qual é o seu melhor horário

É importante saber quais as horas durante o dia em que você é mais produtivo. Você pode ser um madrugador ou um corujão, então é melhor trabalhar no melhor momento para você. Se você funciona  melhor pela manhã, vá ao laboratório e comece o dia cedo. Se você trabalhar melhor no final do dia, programe tarefas mais leves para a manhã e deixe as coisas nas quais realmente precisa se concentrar para a tarde ou a noite. Saber quando você está no seu melhor momento não só aumenta sua produtividade, mas também a produtividade do laboratório.

  • Manter um ambiente livre de desordem

É difícil trabalhar em condições em que sua estação de trabalho esteja coberta de suprimentos, provetas meio vazias e papéis espalhados. É por isso que é imperativo devolver suprimentos quando terminar de usá-los, criar um sistema de arquivamento adequado para todos os papéis e anotações e limpar os béqueres que ocupam espaço. Manter uma estação de trabalho limpa ajudará você a aumentar a produtividade do seu trabalho.

  • Mantenha um sistema de contabilidade para todos os suprimentos e materiais

A única coisa pior do que não ser capaz de encontrar o material exato que você precisa para executar um experimento é, eventualmente, descobrir que você está sem estoque. Para gerentes e líderes de grupo, é imperativo criar um sistema de rotulagem e contabilidade em que os membros da equipe possam encontrar facilmente os materiais necessários e sejam notificados se um determinado material estiver em falta.

  • Mantenha seus dados organizados

Além de manter seus suprimentos organizados, você realmente se ajudará organizando seus dados e mantendo registros diários. Inserir seus dados assim que você puder, depois de realizar o experimento, ajudará você a manter o controle.

  • Dividir para Conquistar

Essa etapa pode ser mais relevante para os líderes do grupo e gerentes de laboratório. A ideia é dividir as tarefas com base na habilidade e no tempo dos membros de sua equipe. Certifique-se de que todos no laboratório sejam suficientemente treinados e incentive todos a ajudarem-se mutuamente com consultas.

  • Coesão e não Concorrência

Ajudar um ao outro quando há dúvidas é uma coisa. Oferecer-se para ajudar os outros ou dar dicas de forma espontânea pode realmente elevar o moral e a produtividade tanto do grupo quanto dos indivíduos. Nunca deve haver um ambiente competitivo no laboratório, todos vocês estão trabalhando para os mesmos resultados, faz sentido apoiar um ao outro. O

  1. Arrumação e preparação

Outra tarefa que muitas vezes queremos evitar é a limpeza depois de concluir seu experimento. Quem realmente quer limpar a bancada ou esterilizar os recipientes de vidro? Mas tem de ser feito. Se você realmente não puder fazer isso depois de ter conduzido o experimento, pelo menos certifique-se de fazê-lo antes do final do dia. Preparar e arrumar as coisas para o seu trabalho no dia seguinte pode realmente melhorar o começo da jornada. Isso significará uma tarefa a menos antes de você começar a trabalhar!