BLOG

    artigo

    Ansiedade: aprenda a combatê-la no trabalho

    Publicado em 05/12/2018

    Não tem escapatória. Por mais saudável que seja a nossa reunião com trabalho, em algum momento não poderemos escapar da ansiedade ou do estresse. Nem sempre isso significa algo ruim. O estresse é uma resposta do nosso corpo a um desafio e pode nos levar a ter boas ideias. No entanto, se a carga emocional estiver pesada demais, tente estas abordagens para lidar melhor com ela:

    Respire fundo e reconheça que você está se sentindo ansioso.

    Reconhecer e entender que você está se sentindo ansioso, já pode ajudá-lo a se sentir mais equilibrado. Muitas vezes, sentimos receio de ficarmos ansiosos. É o medo de ter medo.  Reconheça o sentimento e desligue-se dele.

    Faça uma pausa de verdade do trabalho durante o almoço e use o tempo para se divertir.

    Almoce com um amigo de fora do ambiente de trabalho. Se você almoçou no escritório, mesmo, baixe um episódio de uma série de 30 minutos de comédia em seu celular ou tablet. Ou simplesmente caminhe pelas ruas. O foco desta pausa é você: o que te dá prazer?

    Tente uma técnica de respiração.

    Inspire profundamente e, enquanto isso, visualize um balão se enchendo. Mantenha o foco nesta imagem mental. Ao exalar o ar, imagine o balão se esvaziando. Tente levar sete segundos em cada etapa. Ao prestarmos atenção à nossa respiração, damos foco e concentração à nossa mente.

    Livre-se da bagunça e se presenteie com uma mesa de trabalho limpa.

    Muitas vezes nossa ansiedade decorre da percepção de que temos um grande acúmulo de tarefas para realizar. A percepção visual da sua mesa influi nisso! Tire 10 minutos e descarte papéis e materiais de que você não precisa mais. Avalie os post-its e bilhetes, anote o que for preciso em uma agenda e os descarte. Por fim, coloque um toque pessoal: uma foto da família, uma pequena planta ou um postal que te lembre de bons momentos.

    Crie pequenos rituais.

    Há um dia na semana em que você tem compromissos mais difíceis? Digamos que seja uma reunião de feedback com sua equipe ou com seu gestor às quartas-feiras. Prepare-se para esta reunião e crie um ritual que transforme este momento em algo prazeroso. Você pode, por exemplo, instituir que sempre irá tomar uma xícara de um chá aromático após a reunião ou conference call. Assim, você associará este momento a algo que te traz prazer.