BLOG

    artigo

    Cloud Computing na Indústria Farma

    Publicado em 10/04/2018

    Após anos de resistência, a indústria farmacêutica esta acelerando a migração para a nuvem. Na verdade, o mercado global de Cloud Computing voltado para a área de cuidados com a saúde foi avaliado em US $ 4,5 bilhões em 2017 e deve atingir US $ 9,5 bilhões até 2020. Saiba quais são os principais benefícios que estão atraindo as Farma para a nuvem. (Com informações da Forbes.com)

    01 – Backs-up e Segurança na recuperação de desastres

    A recuperação de desastres é a maior motivação para a adoção da nuvem no setor de saúde. Mais especificamente, a migração rápida de registros baseados em papel para registros de saúde eletrônicos tornou os bancos de dados de saúde um alvo convidativo para ciber-ladrões – e aumenta o risco de falhas e perda ou exposição de dados.

    02 – Eficiência de armazenamento de dados

    O armazenamento de dados é o segundo maior motivo pelo qual as empresas do setor estão se movendo para a nuvem. As farmacêuticas gerem enormes quantidades de dados, a fim de armazenar registros eletrônicos de pacientes e dados clínicos. Por exemplo, a empresa farmacêutica Astellas migrou 50 terabytes de dados para a nuvem para fornecer aos analistas de marketing e cientistas de dados acesso on-line a dados farmacêuticos, clínicos e do mundo real.
    Tais quantidades maciças de dados são difíceis e, em alguns casos, impossíveis de armazenar e gerenciar no local.

    03 – Suporte de pesquisa e desenvolvimento intenso em dados

    Muitas quantidades de dados são necessárias para tarefas de Pesquisa & Desenvolvimento como sequenciação de genomas, dados de pesquisas clínicas e modelagem de novos medicamentos. Em 2016, por exemplo, a Johnson & Johnson divulgou que havia migrado 500 terabytes de dados para a nuvem e isso representa apenas metade da migração de dados pretendida da empresa. Esses dados devem ser não apenas armazenados, mas também processados rapidamente se for de qualquer valor prático para os pesquisadores.

    04 – Eficiência Analítica

    A pressão e a demanda por maiores margens de lucro também estão direcionando a indústria para ferramentas de análise baseadas em nuvem. A análise baseada em nuvem permite uma análise mais flexível dos dados e uma entrega mais rápida dos resultados. O reconhecimento dessa demanda crescente atraiu a Microsoft para o mercado de análises de saúde. A Microsoft e a Infosys se associaram para aproveitar o Microsoft Cortana Analytics Suite para oferecer capacidade analítica para o mercado. A parceria tem como objetivo tornar mais fácil para os profissionais de saúde analisar as tendências da saúde da população, monitorar e melhorar a eficiência clínica, acompanhar e aumentar a satisfação do cliente.