BLOG

    artigo

    Como Aproveitar melhor os seus dias de folga

    Publicado em 18/04/2018

    Muitas vezes estamos tão pressionados pelas demandas diárias de trabalho que, ao termos um dia ou turno livre, não sabemos como aproveitá-lo e terminamos por não fazer nada. Aqui seguem algumas dicas para fazer o tempo de folga render.

    Divida claramente o seu tempo de trabalho e lazer – Desenhe uma linha separando o tempo que você tem para você e o tempo que você tem para o trabalho. Poluir um lado tende a danificar o outro. Quando você começa a trabalhar em seus dias de folga, seu corpo começa a ser preguiçoso durante seu dia de trabalho para compensar. Uma estratégia para combater isso é comprometer-se apenas com o trabalho durante um determinado período de tempo. Nem sempre é possível, mas pode ajudar a combater a tendência de misturar trabalho e prazer.

    Planeje com antecedência – Algumas pessoas podem trabalhar sem listas de tarefas, planejamento ou metas. Outras pessoas precisam de estrutura para levá-las a avançar. Da mesma forma, algumas pessoas podem ser completamente espontâneas em seus dias de folga. Mas também é possível se divertir ao planejar coisas divertidas para fazer – mesmo que você não as siga perfeitamente.

    Mantenha sua estante cheia – Se você gosta de ler, esta pode ser uma maneira fácil de evitar desperdiçar seus dias de folga. Se você não gosta de ler, tudo bem – os dias de folga são para relaxar.

    Mantenha um calendário de eventos – Se você gosta de shows de música ou exposições de arte, mantenha um calendário que pode armazenar atividades em potencial que você gostaria de participar. A menos que você precise comprar ingressos com antecedência, esse planejamento garantirá que você tenha sempre opções de coisas interessantes para fazer.

    Desacelere – Jogue fora os livros de gerenciamento de tempo por um dia e tente ser o mais lento possível. Acorde cedo e passe uma hora preparando o café da manhã, duas horas lendo ou caminhando. É refrescante adotar por um dia o oposto do seu estilo de vida tipicamente ocupado.

    Veja o panorama geral – Passe um dia inteiro revisando a trajetória de sua vida. O que está indo bem e o que não está? Use a folga para planejar, definir grandes metas ou alterar completamente sua abordagem. Estes dias podem injetar nova energia em objetivos que poderiam perder a motivação ao longo do tempo.

    Conecte-se – Vá até a caixa de entrada de e-mail e envie uma mensagem para várias pessoas com quem você não falou em alguns meses. Chame velhos amigos. Não deixe seus relacionamentos murcharem e morrerem porque você está ocupado demais para investir seu tempo neles. Um “oi, tudo bem?” já aquece as amizades.

    Work hard, Play hard– Faça seu dia de trabalho mais intenso antes do seu dia de folga. Isso lhe dará um incentivo para trabalhar mais, sabendo que você tem todo o dia seguinte para relaxar.

    Folgas de meio dia – Às vezes, um dia inteiro de folga é impossível. Se a sua programação simplesmente não permite que você tire um dia de folga completo, tente fazer um meio turno. Mas atenção, desligue-se de tudo que não for uma emergência.