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    Como manter a comunicação efetiva no espaço de trabalho moderno

    Publicado em 09/04/2019

    Com mais e mais pessoas trabalhando em diferentes locais e fusos horários, a comunicação eficaz é mais vital do que nunca para o sucesso dos negócios. As empresas precisam garantir que estejam usando as melhores ferramentas das maneiras mais eficazes para maximizar a eficiência e manter linhas claras de conexão em toda a empresa.

    Os e-mails, por exemplo, podem mascarar o desconforto emocional de uma conversa em tempo real. Uma pesquisa recente da PowWowNow descobriu que dois terços dos britânicos acham difícil interpretar o tom ou o sentimento de um e-mail e que as mensagens às vezes se perdem na tradução por esse meio.

    Com mensagens via e-mail ou outras ferramentas baseadas em texto como WhatsApp ou Slack sendo entregues sem tom de voz, expressões faciais e linguagem corporal, torna-se mais fácil interpretar mal o significado, levando a um aumento de casos de frustração ou discordância. Isso pode colocar em risco relacionamentos comerciais ou complicar demais as situações que exigem uma resolução rápida.

    Questões que são complexas ou emocionalmente sensíveis são muito melhor comunicadas através de outros métodos que replicam a sensação de reagir em tempo real aos problemas, ou através de formas que permitem a linguagem corporal, expressão facial ou emoção. É por isso que, quando uma reunião presencial física não é uma opção, a comunicação é realizada com mais eficiência usando ferramentas de videoconferência, nas quais os aspectos não-verbais de uma conversa podem ser transmitidos com mais eficiência.

    Outra questão é saber se as pessoas estão totalmente envolvidas com o que está sendo dito. Eles poderiam estar, por exemplo, colocando a conversa no mudo ou conversando com outra pessoa enquanto escutam uma chamada. Os métodos para manter o engajamento e garantir que os funcionários se comuniquem de maneira eficiente e eficaz incluem o uso de ferramentas adicionais de reunião na Web para aprimorar a reunião. Por exemplo, recursos de bate-papo embutidos em ferramentas de videoconferência podem ser usados para discutir e reagir a pontos em tempo real. Alguns provedores de webmeetings até incluem ferramentas de bookmarking para destacar pontos de interesse a serem revisitados ou acompanhados após a conclusão da reunião.

    O sentimento também é importante durante a comunicação; ferramentas que permitem que os trabalhadores reajam em tempo real sobre pontos específicos permitem que os funcionários repliquem a comunicação face a face.

    Independentemente do setor em que você trabalha, a comunicação é sempre crucial. Basear-se em aplicativos de mensagens e e-mail nem sempre é o suficiente para manter linhas de comunicação eficientes com todos os membros da equipe e parceiros de negócios. Como tal, os líderes empresariais precisam considerar cuidadosamente como as novas tecnologias de comunicação podem afetar as transferências de informações e como elas podem ser implementadas para obter os melhores resultados no futuro.