Captativa

A diversidade é um tema muito discutido atualmente e essa pauta chegou também ao mundo corporativo. Cresce a preocupação em promover ambientes de trabalho com mais espaço para pessoas de diferentes culturas e ideias.

Uma equipe com diversidade pode ser entendida como aquela composta por pessoas de diferentes formações, gêneros, raças, experiências e visões de mundo. A riqueza, principalmente de ideias e percepções, abre portas para várias possibilidades na solução de problemas e condução de tarefas.

Investir na diversidade nas empresas traz diversas vantagens: gera melhor gestão de riscos, abertura de oportunidades para a inovação e aumento da conexão com um público maior, formado por diferentes culturas.

Também contribui com o employer branding, ao construir uma imagem de empresa livre de preconceitos, que abraça as diferenças e tem espaço para todos, além do desenvolvimento de um clima organizacional mais propício ao crescimento pessoal e profissional dos funcionários.

No entanto, é importante lembrar que essa diversidade só ocorre verdadeiramente quando há a crença de que experiências diferentes trazem mais riqueza ao ambiente de trabalho, contribuindo de maneira significativa para o alcance de resultados com qualidade. Algumas ações podem ser tomadas para impulsionar a diversidade nas empresas. Podemos destacar as seguintes:

Trabalhe a cultura organizacional

A cultura da sua empresa valoriza a diversidade ou procura sempre o mesmo tipo de profissional? Ela abre espaço para a inovação e valoriza a inclusão? É interessante observar esse quadro e até mesmo fazer uma pesquisa de clima organizacional para entender se há o sentimento de exclusão em alguns grupos dentro do ambiente corporativo.

Preste atenção aos processos de recrutamento

Procurar os próximos funcionários sempre na mesma universidade, com a mesma formação ou dentro de um grupo limitado deixa a empresa totalmente homogênea e sem perspectiva de mudanças.

Alguns preconceitos inconscientes também podem atrapalhar a seleção de candidatos. Boas alternativas para driblar esses problemas é o uso de softwares de recrutamento, que identificarão as pessoas realmente qualificadas para a vaga, sem levar em consideração fatores que podem ser motivos de discriminação.

Invista na comunicação interna

Esse apoio à diversidade deve partir não só dos valores da empresa, mas também do comportamento dos funcionários. Trabalhe a comunicação interna valorizando o respeito às diferenças e, se necessário, promova treinamentos sobre conscientização.

Trabalhar o acolhimento entre os colaboradores é importante e essa iniciativa deve partir da organização.

Ao trabalhar a diversidade nas empresas, percebemos a construção de uma sociedade mais inclusiva, refletindo a preocupação em combater o preconceito. Claro que ainda há muito a ser feito, mas o primeiro passo para uma realidade melhor é um maior acolhimento às diferenças dentro do ambiente de trabalho.

Captativa
Uma consultoria de RH especializada em outsourcing de profissionais para o segmento farmacêutico.
NOSSO INSTAGRAM
LINKEDIN
Conecte-se
com a Captativa

 Desenvolvido Com   Agência MSX - Marketing Digital    Copyright © 2024 ~ Captativa