Estimule a sororidade no ambiente de trabalho

Sororidade

Para que as mulheres consigam se fortalecer em ambientes competitivos de trabalho é importante contar com o apoio e empatia das colegas. Não transforme o espaço corporativo em um cenário de concorrência. Mulheres empoderadas ajudam umas às outras a alcançar seus objetivos. Veja três atitudes que você pode tomar para garantir que isso aconteça:

01 – Seja uma mentora, não uma concorrente

Em empresas onde as mulheres são minorias, pode parecer tentador cair na armadilha de competir com outras mulheres. Mas isso é perda de tempo. Uma maneira fácil de apoiar outras mulheres no seu ambiente de trabalho é através de uma relação de mentoria.

Uma boa mentora pode fornecer conselhos de carreira, apoio durante momentos estressantes e amizade inabalável. E você não precisa ser uma executiva de alto escalão para orientar outra colaboradora.

E se você busca uma mentora, lembre-se de que pode contar com mais de uma. Procure mulheres com experiência variada para obter perspectivas diversificadas em sua carreira.

02 – Promover mulheres

As mulheres com cargos sêniores na empresa devem manter um olho para identificar outras mulheres jovens e promissoras. Ainda é difícil para as colaboradoras mais jovens subirem na hierarquia de uma empresa, então se você já se encontra em uma posição de decisão, busque promover mais mulheres capacitadas a atingir este nível.

03 – Educar e capacitar os homens para ajudar

Mas apoiar as mulheres nem sempre é suficiente para superar a natureza patriarcal de algumas empresas. As mulheres que chegaram ao topo devem defender as políticas e os procedimentos que beneficiam as mulheres (ou que pelo menos não as prejudicam).

E se você é uma gestora de RH ou Educação profissional, busque promover ações e campanhas que façam os homens compreender como vencer atitudes machistas e se tornarem aliados da diversidade. Explique claramente os desafios que as mulheres na empresa enfrentam no seu caminho para o topo, e faça questão de se certificar de que os homens no seu nível de decisão se engajem na promoção de mulheres a cargos mais qualificados.