BLOG

    artigo

    Home Office – 05 Dicas para ter mais produtividade

    Publicado em 10/05/2018

    01 – Delimite claramente o espaço de trabalho
    O home office precisa de uma área de trabalho clara, o que significa fornecer espaço adequado para equipamentos de hardware e periféricos, um local para materiais de consulta, espaço para arquivo e um local para suprimentos e materiais mais freqüentemente utilizados. Verifique se o seu cantinho de escritório oferece espaço não só para o trabalho mas também para armazenar tudo o que você precisa ter à mão.

    02 – Estabeleça Centros de Atividades:
    O escritório eficiente – mesmo o home office – deve ser dividido em três áreas de atividade:
    O Centro de Trabalho, que inclui um espaço de trabalho claro, o computador e os produtos de escritório usados com frequência.
    O Centro de Consulta e Arquivo, que inclui fichários, manuais, dicionários e livros e materiais profissionais.
    O Centro de Suprimentos, que contém suprimentos de escritório e papel.
    Posicione seu equipamento pela frequência de uso. Se a impressora for usada diariamente, ela deve estar bem à mão. Se a CPU for acessada apenas para solução de problemas, ela poderá ser colocada abaixo ou ao lado da mesa. Se um scanner é raramente usado, ele pode ser colocado fora da área de trabalho. Ao configurar o hardware, esteja ciente do acesso a unidades, bandejas e cabos. Não bloqueie o acesso a gavetas ou ocupe espaço para as pernas com um emaranhado de cabos.

    03 – Organize-se por projetos:
    ▪Separe a bagunça em três áreas distintas:
    ▪Crie uma área dentro do seu centro de trabalho para tarefas que precisem de ação imediata.
    ▪Armazene papel associado a clientes ou projetos em andamento em uma área que seja facilmente acessível e esteja dentro de sua visão.
    ▪Estabeleça um sistema de arquivamento permanente para documentos que você irá consultar, mas não regularmente.
    ▪Etiquete cada fio e identifique de qual equipamento é cada um. Isso facilitará mudanças e consertos. Não se esqueça de rotular os cabos que conectam diferentes componentes entre si.

    04 – Empilhe com praticidade
    Suportes e prateleiras de empilhamento fazem grande diferença. Tenha cuidado para não empilhar nenhum equipamento com ventilação na parte superior (como amplificadores ou receptores de wifi), pois eles podem ficar muito quentes. Use protetores de perna de cadeira (aqueles pequenos tubos de plástico) como espaçadores entre esses equipamentos ao empilhar.

    05 – Invista em boa iluminação
    Muitas vezes negligenciamos a iluminação. Sua luminária de mesa está muito clara ou muito escura? Você está recebendo luz natural suficiente, o melhor tipo, do sol? Para isso, verifique se o espaço de trabalho designado possui janelas ou aberturas suficientes para permitir a entrada da luz do sol. Caso não haja, escolha luminárias que deixem o ambiente aconchegante mas que não iluminem em excesso. Também vale estar atento ao contrário. Uma lâmpada ineficiente pode causar dor de cabeça.