BLOG

    artigo

    05 Dicas para não se sentir sobrecarregado ao voltar das férias

    Publicado em 19/03/2019

    Estudos mostram que os trabalhadores que usam bem os seus dias de férias podem ser mais produtivos e criativos, bem como mais propensos a obter um aumento e receber avaliações de desempenho mais altas, de acordo com a Harvard Business Review.

    Se você sai de férias e retorna com um sentimento de culpa por contar com muitas responsabilidades no trabalho e quer se destacar em posições de liderança. Lembre-se: tirar um tempo para você – e sim, isso inclui tirar férias – é necessário para que você seja um melhor trabalhador, parceiro, familiar e amigo. Aqui estão algumas dicas para não se sentir sobrecarregado quando voltar:

    01 – Personalize sua mensagem de ausência:

    Sua mensagem de ausência do escritório pode ser um lembrete gentil de que o tempo livre é bom para todos, inclusive para seus clientes. Tente escrever uma nota encorajadora, como “Estou aproveitando minhas férias, mas sempre estarei aqui para você. Enquanto estou de férias, mas meu parceiro no trabalho está me cobrindo se você precisar de algo imediato”.

    02- Eu te cubro e você me cobre

    Encontre companheiros de equipe que possam lidar com algumas de suas tarefas e intervir caso algo urgente surja enquanto você estiver ausente. Faça o mesmo por eles. Confiança e partilha são valores essenciais para equipes. Se todos estão apoiando uns aos outros, você pode realmente relaxar e desfrutar de suas férias.

    03 – Bloqueie um tempo para emergências

    As férias desconectadas são incríveis, mas não são ótimas para todos. É preciso conhecer a si mesmo. Talvez você não consiga relaxar completamente se estiver totalmente desconectado. Uma alternativa pode ser marcar um horário na semana (30 min na terça-feira, por exemplo) para verificar e-mails de trabalho ou retornar uma chamada. Isso pode funcionar para quem prefere voltar e encontrar sua caixa de mensagens limpa e não acumular estresse. Mais uma vez, tudo se resume a autoconsciência e a fazer o que funciona para você.

    04 – Reserve tempo na volta

    Outra ótima dica é manter seu calendário aberto no dia em que você voltar, não agendando nenhuma call ou reunião. Em vez disso, reserve esse tempo apenas para recuperar o atraso. A menos que seja uma emergência, use este dia para se organizar

    05 – Certifique-se de que sua equipe está tirando férias

    Como gestor de uma equipe, você está definindo um exemplo para os líderes acima de você e para os que se reportam a você. Use suas férias e incentive os outros a fazer o mesmo. Ao cuidar de si e da sua equipe, você ajudará a criar a cultura do local de trabalho que deseja ver.