BLOG

    artigo

    O valor das soft skills

    Publicado em 16/04/2019

    A Inteligência emocional está enraizada nelas, elas figuram nas palavras de todos os líderes e permanecem em alta demanda. Estamos falando de soft skills, aquelas habilidades frequentemente mal interpretadas e subvalorizadas que potencializam o sucesso na carreira.

    Conheça quatro fatos surpreendentes sobre o valor das soft skills:

    1. Sua terminologia é complicada

    Habilidades “soft” – como consciência, curiosidade e capacidade de se conectar – referem-se a atributos pessoais que permitem que alguém interaja de maneira efetiva e harmoniosa com outras pessoas. Muitas vezes, em contraste com as chamadas habilidades específicas (que se referem a especialização, como gestão, engenharia, design gráfico ou contabilidade), as habilidades sociais ou soft são descartadas como menos valiosas e consideradas secundárias em habilidades difíceis graças à sua terminologia que não carrega a mesma carga técnica.

    1. Elas estão definindo o futuro do trabalho.

    No início deste ano, o LinkedIn divulgou seu relatório anual Global Talent Trends 2019, que explora as quatro grandes tendências que alimentam o futuro do local de trabalho. No topo da lista? Habilidades interpessoais.

    Esta descoberta ressalta uma verdade fundamental: em sua essência, os negócios são sobre relacionamentos. Não importa o seu cargo ou função, para ter sucesso, você deve interagir com outras pessoas. E aqueles que encontram uma maneira de combinar suas habilidades técnicas com habilidades sociais criam ambientes que fortalecem e estimulam suas equipes, encantam seus clientes e estimulam o crescimento sustentável.

    1. Elas importam mais do que você pensa.

    De acordo com o mesmo relatório do Linkedin mencionado acima, 92% dos profissionais de RH dizem que as soft skills são tão ou mais importantes do que habilidades técnicas no momento da contratação e 80% dizem que elas são cada vez mais importantes para o sucesso da empresa.

    1. Elas sempre podem ser aprimoradas.

    Os líderes mais sábios adotam uma mentalidade de crescimento que os deixam empolgados para refinar e expandir seu conjunto de habilidades; eles são aprendizes ao longo da vida. Eles entendem que, para dominar as habilidades sociais, assim como outros conhecimentos e ferramentas de negócios, a consistência e a disciplina são necessárias. E praticando regularmente essas habilidades interpessoais, eles injetam a humanidade de volta aos negócios e colocam as pessoas em primeiro lugar.