BLOG

    artigo

    Scrum: metodologia para gestão de projetos

    Publicado em 30/04/2019

    Scrum é uma metodologia ágil para gestão e planejamento de projetos que nasceu na indústria de TI e vem se adequando a muitas outras áreas, especialmente no desenvolvimento de produtos ou de projetos com prazos exíguos.

    No Scrum, os projetos são divididos em ciclos ,geralmente mensais, chamados de Sprints, como se fossem uma etapa de corrida de rua. O Sprint representa um intervalo de tempo dentro do qual um conjunto de atividades deve ser executado. As Metodologias ágeis de desenvolvimento de software são iterativas, ou seja, cada etapa resulta numa atualização do que já foi realizado.

    As funcionalidades ou atividades a serem implementadas em um projeto são mantidas em uma lista que é conhecida como Product Backlog, uma espécie de arquivo inicial. No início de cada Sprint, faz-se um uma reunião de planejamento na qual o líder, aqui chamado Product Owner (dono do produto) prioriza os itens que estão no Product Backlog para que a equipe selecione as atividades que ela será capaz de implementar durante o Sprint que se inicia.

    As tarefas alocadas em um Sprint são transferidas do Product Backlog (arquivo do produto) para o Sprint Backlog (arquivo da execução).

    A cada dia de um Sprint, a equipe faz uma breve reunião (normalmente de manhã), chamada Daily Scrum. O objetivo é disseminar conhecimento sobre o que foi feito no dia anterior, identificar impedimentos e priorizar o trabalho do dia que se inicia.

    Ao final de um Sprint, a equipe apresenta as funcionalidades implementadas em uma reunião de avaliação. Finalmente, faz-se uma retrospectiva e a equipe parte para o planejamento do próximo Sprint. Assim, modulando-se os ciclos, é possível descobrir os principais gargalos que ameaçam um projeto e trabalhar em equipe para resolvê-los.