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    Aprenda gerenciar o stress do final do semestre

    Publicado em 23/05/2019

    Para muitos profissionais, perceber que a primeira metade do ano está chegando ao fim pode ser um gatilho perigoso para a ansiedade. Embora um pouco de estresse durante curtos períodos de tempo possa melhorar seu desempenho, altos níveis de estresse que duram mais do que alguns dias podem ter um impacto sério em seu corpo e mente. Veja algumas dicas de como lidar com a ansiedade de final do semestre:

    Monitore como você se sente. Reserve alguns minutos no dia de trabalho para avaliar como está se sentindo fisicamente e mentalmente. Quanto mais cedo você notar quaisquer sintomas como dor de cabeça ou irritabilidade, mais cedo poderá agir para aliviá-los.

    Determine o que está causando o estresse. Vocêestá sobrecarregado? Existem problemas dentro da equipe que estão causando atrito? Você está tendo problemas com um supervisor ou cliente? Ou você está passando por estresse em casa?

    Use suas habilidades gerenciais para lidar com as causas do estresse. Se você está sobrecarregado, priorize o que tem que fazer, converse com sua equipe para ver se é possível dividir tarefas e adie o que pode esperar até que você esteja menos ocupado.

    Pratique o autocuidado. Você estará melhor equipado para lidar com o estresse se sua mente e seu corpo estiverem saudáveis. Coma alimentos saudáveis, beba bastante água, faça exercícios e durma o suficiente.

    Adicione algumas pausas curtas ao seu dia.

    Embora possa parecer contra-intuitivo se você estiver super ocupado, adicionar algumas pausas curtas durante o dia pode ajudar a reduzir os níveis de estresse e reenergizar você. Por exemplo, além da sua pausa para o almoço, faça uma pausa rápida de 10 a 15 minutos pela manhã e à tarde. Levante-se de sua mesa e se mova. Se possível, dê um passeio lá fora.

    Use estratégias emergenciais de redução de estresse. Às vezes, um e-mail ou telefonema pode fazer seus níveis de estresse subirem rapidamente. Quando isso acontece, você precisa de um tempo antes de responder ou agir. Faça isso contando até 10 antes de falar ou, se isso não for suficiente, adie sua resposta até ficar mais calmo.

    Faça algo que você goste todos os dias. Reserve de 30 minutos a uma hora para uma atividade que você ama, como ler, ouvir música, jogar seu esporte favorito ou encontrar um amigo. Isso pode ajudá-lo a relaxar e aumentar sua resiliência ao estresse.