BLOG

    artigo

    2º Semestre: Trace metas factíveis

    Publicado em 29/05/2019

    Metade do ano já está perto de chegar ao fim. Quer saber como reacender ou redefinir seus próprios objetivos? Este é um ótimo momento para fazer um balanço do que está funcionando profissionalmente para você e redefinir suas expectativas de metas para o segundo semestre do ano.

    Talvez seja hora de dar um passo atrás e refletir sobre o seguinte:

    O que estou fazendo para me manter no caminho das metas que defini?

    Muitas vezes nos deparamos com compromissos conflitantes e acabamos gastando tempo e energia em atividades que provavelmente estão nos servindo de alguma forma, mas talvez não em direção a nossa meta. Idnetificar esses compromissos concorrentes é um bom lugar para começar.

    Você está trabalhando alinhado com as prioridades do seu setor?

    Os especialistas em carreiras sugerem discutir diretamente com o seu gestor se suas metas estão alinhadas com as prioridades do seu local de trabalho. Certifique-se de que você não tenha mais do que três grandes prioridades para garantir que você possa se concentrar totalmente no que é mais importante.

    Você está tentando fazer mais do que pode?

    Abraçar mais tarefas do que você consegue administrar é um erro comum que as pessoas cometem ao estabelecer metas. Lembre-se de que os objetivos precisam ser SMART: específicos (“specific”), mensuráveis (“measurable”), alcançáveis (“achievable”), relevantes (“relevant”) e com limite de tempo (“Time bound”).

    O que você poderia fazer de diferente para garantir que alcance essas metas?

    Um alto desempenho identifica e elimina as barreiras ao desenvolvimento. Você pode perguntar ao seu chefe, por exemplo, o que você poderia fazer para ter um desempenho ainda melhor no segundo semestre. Crie um plano de ação curto sobre como você pretende melhorar e peça ao seu gestor um feedback sobre isso.

    Tenha um parceiro de responsabilidade

    Encontrar alguém, um colega de trabalho, um membro da família que possa lhe monitorar sobre o progresso é um truque simples para se manter no caminho certo. Esta pessoa será responsável por, sutilmente, lembrar a você dos seus objetivos caso você perca o foco ou se envolva com muitas atividades que não estão colaborando para suas metas.