BLOG

    artigo

    Experimente um Detox Digital

    Publicado em 01/08/2019

    Vivemos continuamente conectados, seja ao celular, ao computador ou ao tablet. O mundo digital se tornou parte fundamental da nossa rotina diária, mas você já pensou em fazer um detox digital? Claro que o ideal seria poder deixar o celular de lado e encarar uma praia como a da foto, mas há outras possibilidades.

    De fato, o celular é a primeira e a última coisa que usamos todos os dias. Entretanto, será que nós realmente somos conscientes do tempo que passamos imersos no universo digital? Não estamos dizendo que é preciso ser radical e rejeitar todo tipo de contato com o mundo digital. No entanto, precisamos ser responsáveis quanto ao seu uso.

    Listamos a seguir os segredos que podem nos ajudar a conseguir isso:

    Estabelecer um momento de detoxdigital. Consiste em estabelecermos um horário para a desintoxicação. Isso vai depender de cada um. Pode ser aos fins de semana, em uma determinada hora do dia, etc.

    O importante é começar por alguma coisa, mesmo que seja apenas por alguns minutos. Dessa forma, vamos fazer disso um hábito.

    Ir passo a passo. A pressa nunca foi muito boa. Nenhuma desintoxicação acontece do dia para a noite.

    Aprofundar-nos em nós mesmos. Conhecer a nós mesmos, prestar atenção aos nossos interesses ou em como nos sentimos vai nos ajudar a entender essa necessidade de estar continuamente conectados. O que nós evitamos? O que nós precisamos? Como nos comportamos em solidão? O mais importante é ser consciente de que podemos viver sem o mundo digital…

    Adeus às notificações! As notificações muitas vezes se transformam em um grande sofrimento. Receber uma notificação atrás da outra impede a concentração e interrompe nossas conversas com os demais. Mantê-las ativadas com o som ativado o tempo todo pode gerar ansiedade e uma maior necessidade de permanecer nas redes sociais.

    Buscar planos alternativos. Que tal ir tomar um café com um amigo, ler um bom livro ou praticar algum esporte? Buscar planos e atividades de que gostamos para ocupar nosso tempo livre é uma boa ideia.

    Ser empáticos. Colocar-se no lugar dos demais é fundamental. Se estamos o tempo todo utilizando o celular, tablet ou computados enquanto ficamos com os nossos amigos ou familiares, não os estamos respeitando.