BLOG

    artigo

    05 dicas de networking para introvertidos

    Publicado em 01/10/2019

    #1 Socializar de forma casual

    Nem todo networking precisa acontecer em um grande evento. Uma conversa casual com outra pessoa pode dar aos introvertidos oportunidade de mostrar sua alta capacidade de escuta e ainda proporcionar uma conexão mais sólida. Para isso, serve chamar alguém para um café, ou qualquer tipo de atividade que promova interação particular.

    #2 Estar preparado para sair da zona de conforto

    Quando a ocasião de networking for marcada, o introvertido pode se preparar mentalmente para bater papo com desconhecidos. Se existir uma lista de quem vai comparecer, é uma boa separar as pessoas interessantes para um diálogo e pesquisar sobre elas. Assim, começar a conversa vai ser mais fácil, e não vai faltar assunto.

    #3 Evitar parecer desconfortável

    É importante parecer engajado com o evento e satisfeito conhecer pessoas novas. Tentar mostrar-se animado em interagir – mesmo que o entusiasmo não seja real – vai deixar os outros confortáveis. E, consequentemente, vai proporcionar um diálogo mais leve e natural.

    #4 Ser verdadeiro à personalidade

    Não tem nada de errado em não ser (e não querer ser) o centro das atenções. Se não é algo que faz da pessoa confortável, por introversão ou outros motivos, não precisa ser forçado. Dá para mostrar outras qualidades – como ser um bom ouvinte –  e ainda fazer boas conexões profissionais.

    #5Fazer networking online

    Na era da tecnologia, é possível fazer network online. Exige mais consistência e dedicação, mas pode ser a melhor escolha para os introvertidos que preferem evitar os eventos presenciais a qualquer custo. Para o networking nas redes, é preciso estabelecer uma presença ativa em plataformas como Twitter, LinkedIn e Quora. Antes de começar a interagir com outros profissionais da sua área, investir no perfil é essencial para passar uma boa imagem.