Casa Poéticas Negras

Casa Poéticas Negras

Na cidade de Paraty, no sul do estado do RJ, destaca-se a Casa Poéticas Negras, uma associação sem fins lucrativos dedicada ao fortalecimento e à promoção de expressões artísticas-literárias afro-brasileiras e da Diáspora.

A Captativa tem a honra de participar dessa jornada ao lado de uma associação tão dinâmica e significativa. Nossa parceria transcende o aspecto financeiro, representando uma convergência de propósitos e um reconhecimento da importância de conceder voz e espaço aos povos negros e originários.

A Casa Poéticas Negras não apenas simboliza resistência, mas também atua como um farol, iluminando caminhos em direção a uma consciência coletiva mais inclusiva e diversificada.

Os projetos desenvolvidos pela Casa são testemunhos tangíveis de seu compromisso com a transformação social. 

O “Hey Black”, um programa de ensino do idioma inglês para pessoas pretas, pardas e indígenas de Paraty, é uma expressão prática do desejo de ampliar oportunidades. Além disso, participam ativamente da Flip (Feira Literária Internacional de Paraty), realizando rodas de conversa e intervenções artísticas. Esse engajamento eleva vozes notáveis como Benedita da Silva, Conceição Evaristo, Dona Jacira, Cidinha da Silva, Grada Kilomba, Miriam Alves, entre outras, contribuindo para a valorização de narrativas essenciais.

A Casa Poéticas Negras também criou o Cursinho Popular Carolina Maria de Jesus, um programa de preparação de jovens periféricos de Paraty para os principais vestibulares do país, contribuindo para redução de desigualdades e promovendo acesso a oportunidades.

Na essência da Casa Poéticas Negras, mulheres desempenham um papel crucial, movendo estruturas, criando redes de colaboração e cooperando localmente em prol da decolonialidade. Seu trabalho representa um passo significativo na redução de desigualdades e na mitigação de violências sociais, raciais e de gênero.

A Casa Poéticas Negras transcende sua existência física; é um ponto de encontro para celebrar a diversidade, a cultura afro-brasileira e contribuir para a construção de um futuro mais igualitário. 

A Captativa expressa sua gratidão pela abertura e oportunidade de colaborar com um projeto de tão grande significado.

Unidas, avançamos em direção a uma sociedade mais justa e inclusiva.

Para saber mais da CASA

https://www.instagram.com/casapoeticasnegras/

https://www.facebook.com/casapoeticasnegras

https://www.youtube.com/@casapoeticasnegras8717