fbpx

04 dicas para entrevistas de emprego por vídeo

As entrevistas de emprego em vídeo estão se tornando cada vez mais comuns. E diante da crise do Covid-19, elas devem se intensificar. Siga estas dicas simples para mandar bem quando chegar a sua vez:

1. Teste o equipamento

Antes da entrevista, faça um teste técnico para garantir que seu equipamento esteja funcionando corretamente. Faça o download dos aplicativos ou plug-ins necessários. Ao usar o Skype ou outra plataforma de entrevista em vídeo, lembre-se de usar um nome de usuário profissional, assim como você faria com seu endereço de e-mail ou com a sua mídia social. Verifique se a câmera, o microfone e a conexão à Internet do seu computador estão funcionando. Faça uma avaliação com um amigo ou membro da família, se possível, para que você tenha tempo suficiente para ajustar caso algum equipamento ou software esteja com defeito.

2. Vista-se para o sucesso: Vestido para o sucesso

Vista-se como faria para uma entrevista pessoal da cabeça aos pés. Vestir-se assim fará com que você se sinta mais confiante. Não tente o velho truque do apresentador de usar um blazer com calça de moletom, supondo que você só será visto da cintura para cima. Use sua roupa de entrevista quando for testar o equipamento para poder receber feedback de seu amigo ou membro da família sobre sua aparência na tela.

03 – Prepare o terreno. Escolha um local livre de distrações de crianças, colegas e familiares com quem você vive ou animais de estimação. Verifique se o fundo está livre de itens desorganizados e embaraçosos, como pilhas de roupas. A luz natural é a melhor mas se não for possível, ligue as lâmpadas. Desative alertas de e-mails, whatsapp e mídias sociais, além de outras notificações que possam aparecer na tela durante a entrevista. Desative os programas que possam interferir na webcam e feche as guias do navegador.

04 – Termine a entrevista em vídeo compartilhando sua satisfação em tê-la feito. Assim como faria em uma entrevista pessoal, agradeça ao entrevistador pela oportunidade. E envie um breve email de agradecimento pós-entrevista dentro de 24 horas. Em seu texto, reforce brevemente por que você está interessado no trabalho e por que você seria uma ótima opção para o cargo e a empresa. Pense em adicionar algo que você e o empregador discutiram enquanto se conheciam para tornar a mensagem de agradecimento mais pessoal.