07 dicas para um melhor onboarding dos colaboradores em trabalho remoto

Durante este ano, muitos novos colaboradores se viram diante de um desafio: iniciar uma nova jornada de trabalho sem ter sequer ido ao escritório ou conhecido pessoalmente seus gestores e equipes. Foram contratados já o sistema de trabalho remoto provocado pela pandemia. Como esta modalidade deve dominar o mercado mesmo após uma possível vacina, é preciso estimular uma boa integração com estes funcionários de modo a mantê-los estimulados e para que entendam melhor a cultura profissional da empresa. Veja sete dicas de como fazê-lo.

1. Comece cedo.

Adicione os novos funcionários aos grupos de mensagem da equipe (slack, teams, whatsapp, o que você usarem com mais frequência) e envie a eles informações sobre a cultura da empresa e os projetos em que eles trabalharão antes da data de início oficial para que eles possam ler, se preparar e se habituar. Tente enviar alguns vídeos, apresentá-los aos colegas com quem dividirão mais tarefas ou direcioná-los para seus canais de mídia social.

2. Coloque os funcionários online o mais rápido possível.

Como trabalhador remoto, sua conexão com a equipe é feita pela web. Sem acesso ao local de trabalho digital, ou seja, intranet da empresa, aplicativos de mensagens, software de videoconferência e outros aplicativos e ferramentas, os novos contratados não se sentirão à vontade para fazer perguntas e se familiarizar com o fluxo da equipe. Comece a orientação com a configuração de TI desde o início para que seus novos membros da equipe tenham suas senhas e acessos liberados de imediato.

3. Forneça um manual digital do funcionário e a cultura da empresa.

Faça um esforço para digitalizar toda a documentação existente dos funcionários, bem como informações sobre a cultura da empresa e histórias sobre como a empresa surgiu. Muitas empresas usam uma intranet para manter a documentação digital de projetos, sucessos, falhas e cultura fora das operações do dia-a-dia.

4. Crie uma sensação de pertencimento.

É comum que muitos dos novos funcionários remotos tenham uma sensação de síndrome do impostor. Eles se sentem isolados e como se não soubessem a quem recorrer para obter feedback, perguntas e permissões.  Se possível, designe um mentor ou um “companheiro de orientação” a quem eles possam recorrer em caso de dúvidas e crescer e aprender juntos.

5. Forneça um plano de integração remota individualizado com check-ins de reuniões por vídeo e metas.

Os funcionários remotos anseiam por objetivos concretos e uma oportunidade de ter um momento individual com seu gestor. Não deixe o suporte terminar após a primeira semana, tente criar um plano de 30/60/90 dias com itens de ação e metas para cada período.

6. Estimule o desenvolvimento profissional e o crescimento pessoal desde o início.

Ofereça oportunidades para os novos contratados fazerem cursos online durante ou após a orientação e, se possível, um incentivo financeiro para o desenvolvimento pessoal e profissional de escolha dele.

7. Incentive a aprendizagem colaborativa.

Quando os novos funcionários precisam trabalhar em grupo para concluir um estudo de caso ou projeto de grupo durante a integração, isso cria laços entre os membros da equipe. Tete também estimular a colaboração entre setores. Faça, por exemplo, com que um novo representante de vendas trabalhe com um profissional de marketing e um membro da equipe de operação durante as primeiras semanas, para que mais tarde eles tenham contatos em outros departamentos.