As estimativas de economistas e especialistas em mercado de trabalho são de que, a partir do segundo semestre de 2021, a retomada econômica comece a tomar fôlego. Se você está procurando um novo emprego ou quer progredir em sua carreira, este pode ser um bom momento para se preparar.
Pense bem sobre como você se vê no futuro. O último ano foi um momento para muitas pessoas reavaliarem suas vidas e carreiras. É possível que você deseje conquistar algo diferente e não passar os próximos dez anos fazendo a mesma coisa.
Depois de ter um emprego ou carreira em mente, elabore um plano e coloque em prática um sistema que permitirá que você atinja seu objetivo.
Confira cinco dicas de atitudes que você pode tomar agora para estar pronto e preparado quando o mercado de trabalho entrar em ação.
Treine o “discurso do elevador”
A primeira ação pode ser criar um argumento de venda de elevador. Esta é uma maneira de contar sua história de forma clara e concisa. O termo é derivado de ser capaz de apresentar a si mesmo ou uma proposta de negócios para um importante tomador de decisões no curto espaço de tempo que vocês estão juntos em um elevador. Você precisa aproveitar a oportunidade e vender-se rapidamente antes que a pessoa saia e as portas se fechem.
Os entrevistadores querem saber sobre suas realizações e responsabilidades atuais. O gerente de contratação precisa ouvir porque você se encaixa perfeitamente no trabalho e no valor agregado à organização. Pratique isso repetidamente até que seja breve, firme, enérgico e persuasivo.
Como você está se saindo nas entrevistas?
Há muitas pessoas que ficaram sem trabalho por mais de um ano. É compreensível que estejam frustradas e chateadas. Esqueça tudo o que você acha que deu errado nas últimas entrevistas. Esta é a hora de começar de novo.
Trabalhe em sua apresentação. Os gerentes de RH tendem a ignorar os candidatos que se apresentam negativamente. Embora você possa se sentir abatido, você deve se apresentar como alguém confiante e competente.
Use os próximos meses para simular entrevistas. Peça ajuda a pessoas que farão críticas honestas e construtivas. Você pode contar com a ajuda de recrutadores que possam oferecer conselhos sobre como melhorar seu desempenho.
Mude sua estratégia de busca de emprego
Se você teve apenas algumas entrevistas e pouca oferta ou nenhuma, é hora de mudar de estratégia. Entenda a maneira como você está procurando um emprego. Se tudo o que você tem feito é enviar formulários de inscrição e currículos, pare de fazer isso por um tempo.
Em vez disso, crie uma lista das empresas para as quais deseja trabalhar, encontre pessoas que você conhece e que trabalhem lá e peça-lhes informações sobre o que é valorizado nos processos de seleção da companhia.
Reative sua rede de contatos. Diga a eles que você está no mercado de trabalho e gostaria de receber sua ajuda. Este é um momento em que grande parte das pessoas está sensibilizada e disposta a cooperar.
Preste atenção a seu perfil do LinkedIn, currículo e presença nas redes sociais
Dê uma nova olhada em seu currículo, perfil do LinkedIn e publicações em mídias sociais. Os profissionais de recursos humanos e recrutadores desejam ver currículos e perfis do Linkedin que demonstrem claramente suas realizações e funções. Certifique-se de destacar todas as coisas incríveis que você realizou.
Um entrevistador gasta apenas cerca de 30 segundos vendo essas informações. O currículo e o perfil do LinkedIn devem capturar rapidamente sua atenção. Seja claro, conciso e descritivo.
Recrutadores, gerentes de contratação e profissionais de recursos humanos olharão suas postagens nas redes sociais para ver se você se encaixa culturalmente. Seus comentários online devem mostrar o valor que você oferece a um potencial empregador.
Dê brilho à sua marca pessoal
Envolva-se em uma campanha autêntica de branding e marketing nas redes sociais, especialmente no LinkedIn. A chave é mostrar suas habilidades, conhecimento e experiência. Você precisa comunicar bem o que pretende fazer a seguir, para que as pessoas saibam como poderão ajudar.
Você pode começar devagar, curtindo e comentando as postagens de outras pessoas. Encontre líderes em seu campo com muitos seguidores. Envolva-se nas conversas deles para amplificar sua própria voz.
Quando você posta online, suas habilidades específicas e experiência no assunto servirão como uma mensagem enviada para possíveis gerentes de contratação, profissionais de recursos humanos, recrutadores e outras pessoas que podem ajudá-lo a conseguir um novo emprego.
Gostou destas dicas para ter mais sucesso em suas próximas entrevistas profissionais? Continue nos acompanhando aqui no blog!
Desenvolvido Com Agência MSX - Marketing Digital Copyright © 2024 ~ Captativa