Sim, é real! O anticoncepcional masculino deve ser lançado no próximo ano! A primeira injeção para este fim também tem o intuito de bloquear a transmissão de HIV.
Batizada de "Risug" (sigla em inglês para Inibição Reversível do Esperma Sob Controle), a injeção está em fase final de testes, com efeitos que duram até 10 anos sem qualquer manipulação hormonal. A função dessa substância é “quebrar” a cauda do espermatozóide, tornando-os incapazes de fertilizar o óvulo.
Normalmente, os espermatozoides passam pelos ductos para se juntar aos líquidos seminais e formar o sêmen. O que o Risug faz é impedir que essa viagem aconteça, o que consequentemente impede a fertilização do óvulo.
O paciente terá de aplicar duas doses de Risug, uma em cada ducto, mas o procedimento leva poucos minutos e conta com uma anestesia local na área do escroto.
Para reverter o processo, os cientistas afirmam que só é necessário uma injeção de água e bicarbonato de sódio. Os efeitos contraceptivos aparecem em até 6 meses.
Idealizado pelo engenheiro biomédico indiano Sujoy Guha, os estudos para viabilizar este projeto tiveram início em 1970 e finalmente chegaram na fase final de testes. Ele chegou perto de lançar o Risug em 2002. Entretanto, foram encontrados rastros de uma substância na urina dos voluntários, a albumina, que na época foi classificada como tóxica. O professor somente retornou às pesquisas cinco anos depois, e a vacina com efeito contraceptivo agora tem previsão de chegar ao mercado em 2023.
Existem inúmeros anticoncepcionais desenvolvidos para mulheres, esta é uma alternativa interessante para que os homens também se previnam.
Desenvolvido Com Agência MSX - Marketing Digital Copyright © 2024 ~ Captativa