A Nvidia, empresa de tecnologia, está trabalhando para acelerar a descoberta de medicamentos utilizando inteligência artificial (IA). A IA permite que os pesquisadores identifiquem e analisem moléculas de forma mais rápida e eficiente do que métodos tradicionais.
Para Kimberly Powell, vice-presidente de saúde da NVIDIA, a inteligência artificial representa uma enorme promessa para os setores farmacêutico e de ciências biológicas. “O sistema fornece modelos previamente treinados e permite a personalização de modelos com dados proprietários que atendem a todos os estágios do pipeline de descoberta de medicamentos, ajudando os pesquisadores a identificar o alvo certo, desenvolver moléculas e proteínas e prever suas interações no organismo para desenvolver o melhor candidato a medicamento”, explica.
O software também é capaz de simular o comportamento de moléculas em diferentes ambientes, permitindo que os pesquisadores testem hipóteses e avaliem possíveis interações moleculares. Isso pode ajudar a identificar medicamentos candidatos com maior eficácia e menor toxicidade.
O uso da IA na descoberta de medicamentos pode ajudar a acelerar o processo de desenvolvimento de novos tratamentos, reduzindo o tempo e os custos envolvidos. Além disso, a tecnologia pode ajudar a identificar medicamentos mais personalizados, direcionados para grupos específicos de pacientes com base em informações genéticas e outras características individuais.
Com a capacidade de analisar grandes quantidades de dados e simular possíveis interações moleculares, a IA tem o potencial de revolucionar a descoberta de medicamentos e melhorar a vida de milhões de pessoas em todo o mundo.
Referência bibliográfica: Panorama farmacêutico
Desenvolvido Com Agência MSX - Marketing Digital Copyright © 2024 ~ Captativa