Que o metaverso é uma tendência não podemos negar, além disso ele vem sendo bastante observado por gestores e atuantes da indústria farmacêutica. Com a chegada da era da conexão 5G, a internet ficou muito mais imersiva e veloz, facilitando ainda mais a implementação do metaverso nas empresas.
Antes de falarmos sobre o metaverso na indústria farmacêutica, vamos falar sobre o é o metaverso, afinal? Este movimento tornou-se mais popular no ano de 2021, porém ele já foi citado muito antes, mais precisamente no ano de 1992, quando o termo apareceu no romance “Snow Crash” do autor Neal Stephenson.
A abordagem feita por ele na obra, revelava uma realidade virtual na internet, onde os usuários poderiam utilizar avatares digitais para conviver e interagir no ambiente online.
Em resumo, o metaverso é a réplica da vida real em um ambiente totalmente virtual, por meio de dispositivos digitais e tecnologias como realidade aumentada, realidade virtual, etc.
No metaverso, avatares podem interagir uns com os outros, realizando simulações de atividades cotidianas, como: trabalhar, participar de uma reunião, treinar, etc.
E claro que seu impacto chegaria a indústria farmacêutica. Um dos primeiros setores a ser impactado pelo metaverso foi o varejo. Muitas empresas já estão investindo no desenvolvimento de plataformas e ambientes virtuais para realizar vendas de produtos exclusivos voltados aos avatares dos seus clientes.
O metaverso na indústria farmacêutica vai aprofundar o relacionamento dos seus profissionais com os médicos e pacientes de forma conjunta, por meio da realização de eventos e palestras no ambiente virtual voltados às pessoas que necessitam de um tratamento específico, por exemplo.
Outro ponto importante, é referente à disseminação de informações sobre farmacovigilância, eficiência de tratamentos, coletas de dados, estratégias que fortalecem e ampliam as relações entre médicos, pacientes e a indústria farmacêutica.
A logística também será impactada pelo metaverso. Como um dos exemplos de sua atuação, podemos citar a possibilidade de qualquer pessoa entrar em um centro de distribuição e acompanhar as etapas relacionadas à intralogística.
O avanço tecnológico está cada vez mais próximo e promete trazer impactos positivos para os negócios, incluindo as indústrias farmacêuticas.