Novo ano, Novas resoluções: como vai a sua carreira?

Com a chegada de um novo ano a maior parte das pessoas costuma fazer uma reavaliação de suas escolhas de vida. Isso inclui a carreira. Após um ano especialmente conturbado como foi 2020, pode chegar a hora de repensar suas decisões profissionais. O importante é estabelecer metas realistas e que de fato possam fazer com que você avance na direção que lhe permita estar mais satisfeito. Talvez seja o momento de se perguntar: “Estou atualmente feliz com minha vida profissional e tenho as habilidades que me tornarão resiliente para as muitas mudanças que vou encontrar ao longo da minha jornada de carreira?. Se sua resposta for não, quais ações você vai tomar em 2021 para mudar e estar preparado?

Veja quatro dicas sobre questões que você deve levar em conta nos momentos de correção ou ajuste de rota.

1. Mesmo que tudo esteja bem, invista no seu desenvolvimento. 

A Pandemia COVID-19 é a prova disso. Muitos brasileiros perderam seus empregos. O trabalho fornece a você a sobrevivência com as necessidades mais básicas: casa, alimentação, água, roupas e segurança. Paga seu financiamento ou aluguel, despesas com crianças, momentos de lazer e saúde. Mas a ideia de trabalhar em uma ou duas empresas durante sua vida adulta já não é viável.

O que você prioriza é sempre sua escolha. Não priorizar desenvolvimento e planejamento de carreira no mundo do trabalho tem consequências. Se você perder o emprego ou se sua situação de trabalho mudar não ser ágil, resiliente e versátil pode colocar você em apuros.

2. Pense no trabalho como ferramenta de bem-estar pessoal.

Como humanos, somos programados para nos conectarmos com os outros. Independentemente de você ser introvertido ou extrovertido, todos nós precisamos da capacidade de formar conexões significativas e ter relacionamentos. Essas relações nos permitem negociar os altos e baixos do trabalho. Não ter essa conexão pode isolar você e ter um impacto negativo significativo no bem-estar mental de uma pessoa.

Faz sentido se envolver ativamente no desenvolvimento de carreira para garantir que sempre terá um trabalho contínuo para manter essas conexões. 

4. Foque em aprendizado, desenvolvimento pessoal e confiança.

Independentemente do patamar em que você esteja na sua carreira, se você não estiver motivado para acordar de manhã, sua vida profissional se tornará uma tarefa árdua. A insatisfação surge e seus sentimentos negativos acabam afetando sua autoconfiança e seus relacionamentos com a família e os amigos. Simplificando, sua vida profissional precisa trabalhar para você e para aqueles ao seu redor.

5. Encontre um trabalho que tenha significado e propósito.

Ter um emprego é uma coisa, mas quando você tem um emprego que lhe dá sentido e propósito, isso o leva a um nível de felicidade e realização que os outros invejarão.

Infelizmente, é bastante comum em muitos locais de trabalho que as pessoas estejam infelizes, insatisfeitas com o que estão realizando.

Você não precisa dizer que ama seu trabalho, mas se estiver a ponto de dizer que o detesta, é provável que esteja no emprego errado.

6. Atualize seus conhecimentos sobre a carreira que escolheu.

Embora haja uma quantidade enorme de informações sobre carreiras na Internet, em cursos e mentorias, a  sua situação específica de carreira é única. Chegar ao cerne dos problemas de sua carreira economizará seu tempo, dinheiro e saúde emocional. O mundo do trabalho pode ser caótico, mutável, instável e imprevisível.

Aprender a conduzir sua própria carreira só acontecerá se você tomar as rédeas e observar as condições da sua jornada pessoal.

A educação profissional lhe dá o poder de controlar seu próprio destino se você estiver preparado para se engajar nele. Ela oferece uma vantagem competitiva e prepara as condições para um trabalho que motive você.