O farmacêutico 2.0: Entenda os novos rumos da profissão

O farmacêutico é o profissional que estuda a composição de cosméticos, medicamentos, reagentes químicos, alimentos, fármacos e como todos sabem, ele também é responsável pela interação e contato direto com o público nas farmácias.

Por possuir um amplo campo de atuação no mercado de trabalho, estamos acompanhando de perto essa profissão e a própria indústria farmacêutica crescerem gradativamente em todo o mundo.

A crise mundial de saúde que estamos enfrentando, onde um vírus desconhecido e mortal atingiu e ainda atinge diversas pessoas todos os dias, nos fez refletir sobre a importância e necessidade dos profissionais da área e o sistema de saúde em nossas vidas.

O CRESCIMENTO DA PROFISSÃO

Isso explica um pouco o porquê vimos a indústria farmacêutica em geral, se destacar e ascender profissionalmente pelo mundo todo, enquanto o mercado de trabalho e outras profissões passavam por uma crise econômica, que se dá até hoje.

A busca incessante pela vacina, as produções de medicamentos, a necessidade de desmentir fake news referente à saúde, o investimento em pesquisas para tratamentos e curas de doenças como ou piores que a Covid-19 e a confiança das pessoas em relação aos profissionais, foram um dos principais fatores para o segmento farmacêutico se manter em pé durante essa pandemia.

Isso os tornou ainda mais indispensáveis para a população, para a saúde e para outros profissionais da área.

AS MUDANÇAS RELEVANTES NA CARREIRA DO FARMACÊUTICO

Com a atenção voltada para a área da saúde, além das novas atribuições clínicas dadas aos farmacêuticos, nos deparamos cada vez mais com mudanças relevantes na profissão e em sua carreira.

Se toda ação tem uma reação, não seria diferente neste caso. Para continuar crescendo, é necessário estar pronto para novas mudanças e se adaptar a cada uma delas.

É por isso que a indústria farmacêutica viu em pouco tempo, a necessidade de atualizar suas habilidades e competências como uma forma de se manter competitiva, atual e corresponder às expectativas de todos que necessitam da sua contribuição social.

E para quem está dando seus primeiros passos nessa área, ou aos que desejam alcançar o sucesso, entenda como agir na prática, para exercer seu trabalho com qualidade.

DESCUBRA QUAIS SÃO SUAS NOVAS HABILIDADES E COMO LIDAR COM ELAS!

Diante disso, é importante ressaltar quais são as habilidades e competências necessárias para exercer seu trabalho com excelência.

Confira:

  • Trabalhar em equipe

Integrar constantemente sua prática com outros profissionais da saúde é um dos pontos mais importantes para se obter sucesso e prestar um atendimento de qualidade.

Médicos, farmacêuticos, nutricionistas e outros profissionais da área, devem se juntar para um bem maior.

  • Comunicador

O farmacêutico é a ligação entre o paciente e o prescritor. Para que haja confiança e esclarecimento quanto à medicamentos e saúde, é necessário que o farmacêutico do futuro desenvolva suas habilidades de comunicação.

  • Líder

O farmacêutico é um dos profissionais da saúde com mais contato direto com os pacientes. Para o bem-estar de toda a comunidade, é necessário assumir a responsabilidade de liderança no trabalho. 

  • Pesquisador

As pesquisas foram destaques nesse último ano, onde o mundo todo corria contra um vírus mortal, dependendo apenas de pesquisas e estudos para encontrar a cura. 

O papel do farmacêutico nesse momento foi crucial, o que fez a profissão se destacar ainda mais. 

E você, de que forma está trabalhando para desenvolver essas competências?