//
Inglês
Captativa

A segunda edição do seminário "Medicamentos Biossimilares" foi realizada nos dias 21 e 22 de outubro e discutiu o potencial de crescimento da produção deste tipo de medicamento no Brasil.

Especialistas ouvidos durante o seminário analisam que um dos desafios é nacionalizar a produção, processo que leva tempo.

Segundo Mirna Oliveira, farmacêutica da Secretaria de Saúde do Distrito Federal e ex-coordenadora do Complexo Industrial do Ministério da Saúde, somente dois biossimilares são produzidos inteiramente no Brasil: a somatropina e o rituximabe. O primeiro é usado no tratamento de hipopituitarismo, uma deficiência do hormônio do crescimento humano, e o segundo para artrite reumatoide e linfomas não-Hodgkin.

A expectativa é que, à medida que o parque nacional adquira capacidade para produzir esses medicamentos, a incorporação dos biossimilares deve aumentar.

“O Brasil não tem tradição em biotecnologia de saúde, e acredito que isso melhore nos próximos anos se investirmos na política de parceria (PDP - Parceria para o Desenvolvimento Produtivo )”, diz Mirna.

A expectativa do setor para os próximos anos é de ampliação da oferta de biofármacos. A farmacêutica afirma ainda: “Até agora vimos uma primeira onda, com a produção e aprovação de moléculas mais simples, como a insulina e alguns remédios para câncer. Vamos entrar em uma segunda onda de biossimilares, que tende a ser muito maior porque vai englobar oncologia, dermatologia e doenças raras”

Os especialistas avaliam, ainda, que pesa a ausência de uma política pública clara de disponibilização de biossimilares no SUS. Sem diretrizes nacionais, a incorporação desses medicamentos difere de estado para estado.

Em 2018, um grupo de trabalho criado por portaria do Ministério da Saúde produziu recomendações para uma Política Nacional de Medicamentos Biológicos no âmbito do SUS. O relatório final da comissão foi publicado em dezembro daquele ano. Até agora, porém, as diretrizes não saíram do papel.

Captativa
Uma consultoria de RH especializada em outsourcing de profissionais para o segmento farmacêutico.
 //
Inglês
NOSSO INSTAGRAM
LINKEDIN
Conecte-se
com a Captativa

blankblank Desenvolvido Com  blank  Agência MSX - Marketing Digital   blankblank Copyright © 2024 ~ Captativa