//
Inglês
Captativa

Ponto para o Brasil! A brasileira e doutora Mirian Revers Biasão teve seu estudo científico divulgado na revista Scientific Report, que pertence a Nature, uma das publicações científicas mais importantes do mundo.

A médica, formada pela Universidade Estadual de Maringá e mestre pela Universidade de São Paulo (USP), atua há 11 anos focada em psiquiatria focada na infância e adolescência e teve o artigo "Computer-aided autism diagnosis based on visual attention models using eye tracking" (em português, “Diagnóstico de autismo pelo computador  utilizando o rastreamento ocular baseado em modelos de atenção visual”) publicado. Nele, Mirian analisa o diagnóstico não invasivo com suporte computacional em diferentes níveis funcionais e de idades, podendo ser uma ferramenta para facilitar o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Um dos principais transtornos do TEA é a falta de contato visual, que já pode ser constatada a partir dos 6 meses de idade, independente do ambiente cultural onde a pessoa está inserida. Em seu artigo, ela propõe um método computacional que integra técnicas de IA e outros conceitos para rastreamento ocular em busca de diagnóstico.

Não existem exames que detectam o autismo, o diagnóstico é clínico e por isso é fundamental que haja profissionais capacitados, além disso a tecnologia auxilia muito para esses diagnósticos. Através deste estudo publicado, a visibilidade sobre essas questões certamente irá aumentar. 

“O reconhecimento da revista Nature é importante para projetar os avanços que a tecnologia de rastreamento ocular pode trazer aos pacientes", afirma a psiquiatra.

Trechos retirados de: https://exame.com/ciencia/psiquiatra-brasileira-tem-estudo-sobre-autismo-publicado-pela-nature/

Captativa
Uma consultoria de RH especializada em outsourcing de profissionais para o segmento farmacêutico.
 //
Inglês
NOSSO INSTAGRAM
LINKEDIN
Conecte-se
com a Captativa

blankblank Desenvolvido Com  blank  Agência MSX - Marketing Digital   blankblank Copyright © 2024 ~ Captativa