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Iniciativa da Revelo teve como base as necessidades de 16 mil companhias que buscam profissionais

Comunicação assertiva, aprendizagem contínua, autogerenciamento, capacidade de resolução de problemas e relacionamento interpessoal são as cinco habilidades comportamentais (soft skills) mais procuradas pelas empresas em 2020, segundo a Revelo, empresa de tecnologia para RH. Com uma base de 16 mil empresas e 1,5 milhão de candidatos cadastrados, a Revelo fez o cruzamento entre o que as companhias precisam contratar e quais são as habilidades dos candidatos. Dessa forma, identificou quais são as soft skills mais buscadas e também aquelas que mais faltam no mercado.

“Hoje, o mercado de trabalho exige profissionais com qualificação técnica (hard skills). Porém, existem outras competências não tão fáceis de serem mensuradas e explicadas em entrevistas, mas que são igualmente importantes. Elas afetam diretamente os relacionamentos no ambiente corporativo e, consequentemente, a produtividade da equipe. Por exemplo, a forma como um profissional lida com as suas emoções, como resolve problemas e seu jeito de se comunicar com o colega de empresa”, comenta Patrícia Carvalho, CMO (Chief Marketing Office) da Revelo.

Em 2020, na primeira posição do ranking das habilidades mais buscadas pelas empresas está a comunicação assertiva, o que, na visão de Patrícia, reforça ser indispensável passar mensagens com clareza para a equipe e para a liderança. “As consequências de uma demanda interpretada erroneamente podem ser diversas. Além disso, é responsabilidade do comunicador garantir que a mensagem chegue ao ouvinte de forma clara”, completa.

Em segundo lugar no ranking está a aprendizagem contínua. A empatia e a capacidade de aceitar e dar feedback podem fazer a diferença. Já o autogerenciamento ocupa a terceira posição. “É característica imprescindível para ser mais produtivo e motivado no trabalho. A capacidade de se autogerenciar é saber definir os objetivos para o próprio desenvolvimento. Além disso, é o exercício de empatia, a metodologia de comunicação não violenta cria pontes e melhora o clima das equipes”, destaca a executiva..

No quarto e no quinto lugar, consecutivamente, a postura de resolução de problemas e condução de relacionamento interpessoal. A quarta skill vai além da decisão de solucionar empecilhos do dia a dia. É a capacidade de decifrar questões nem sempre tão bem determinadas, fragmentando o problema até alcançar a solução. Já a conduta interpessoal necessita que, independentemente de ter ou não afinidade com os colegas de trabalho, é preciso interagir bem para uma convivência harmônica. “A diversidade é um exercício diário nas empresas”, enfatiza Patrícia. Segundo ela, todas essas habilidades comportamentais são avaliadas no momento de escolher um candidato e são observadas desde o primeiro minuto de uma entrevista de trabalho. “São características que sinalizam se o profissional vai ter êxito no trabalho ou não”, finaliza.

Fonte: Gestão RH

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Uma consultoria de RH especializada em outsourcing de profissionais para o segmento farmacêutico.
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