Startups de farmácias digitais ganham espaço no mercado

Modelos de farmácia digital, como as startups americanas Capsule e PillPack, da Amazon, entraram no mercado para oferecer aos pacientes uma experiência de farmácia baseada na conveniência. Esses modelos entregam medicamentos diretamente à porta do paciente com um clique. Algumas delas começam a prepara sua expansão internacional em modelo similar ao dos aplicativos de transportes.

O Capsule, um modelo digital de farmácia sediado em Nova York, tem como objetivo eliminar os tempos de espera, criar ferramentas preditivas de inventário para garantir que os medicamentos estejam em estoque quando os pacientes precisarem deles e criar uma maneira moderna de interagir com o farmacêutico. O PillPack da Amazon classifica os medicamentos dos pacientes por dose e tempo de administração em pacotes únicos, facilitando a tomada de doses diárias dos pacientes. O PillPack também oferece aos pacientes a capacidade de obter outros itens, como testar suprimentos e ter interações com a equipe da farmácia por telefone ou meios digitais.

Alguns temem que as farmácias digitais possam comprometer o futuro das farmácias tradicionais, mas analistas de mercado preveem que os serviços especializados oferecidos na loja física e os cenários regulatórios ainda vão dificultar a ascensão dos modelos digitais.