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A cada ano surgem novas tendências por todos os lados e é imprescindível que as empresas acompanhem essas tendências para se manterem competitivas no mercado. O foco no presente é importante, mas ter uma visão estratégica do que está por vir mantém seu negócio saudável e duradouro. Confira abaixo algumas tendências para ficar de olho em 2023, segundo a G4 Educação: 

  1. Transformação digital acelerada

Você certamente já deve ter ouvido falar sobre Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Realidade Virtual e Aumentada, Cloud Computing, Blockchain, 5G, certo? Todas essas tecnologias estão construindo um futuro cada vez mais digital e conectado.

Além de  impactar decisões estratégicas e até reinventar modelos de negócios, essas tecnologias emergentes estão sustentando novas concepções a respeito da relação entre on e off – nesse mundo conectado, naturalmente, o desejo por opções híbridas e experiências “phygitais” aumenta. 

  1. Ascensão do ESG

Embora a pandemia tenha intensificado conversas sobre o tema e popularizando a área de ESG (governança ambiental, social e corporativa), a sigla surgiu em 2005 com o objetivo de garantir que as empresas continuassem crescendo, mas de modo sustentável – impactando a sociedade e o planeta com uma atuação menos danosa.

Desde então, a sustentabilidade se tornou mais e mais vital para grande parte dos consumidores e se manterá como uma prioridade não só em 2023 mas também nos próximos anos.

  1. As novas habilidades do trabalho e a corrida por talentos 

Enquanto o mundo se digitaliza, o mercado de trabalho também. De acordo com um estudo da Mckinsey, 85 milhões de empregos podem ser substituídos e 97 milhões podem passar a existir enquanto a divisão do trabalho entre humanos e máquinas se fortalece.

À medida que a automação ganha espaço, as soft skills tendem a aparecer como as habilidades mais importantes na hora da contratação, mas a capacidade interpessoal é somente um dos aspectos que irão fazer parte do futuro das contratações.

Empresas tradicionais ou aquelas que já nasceram digitais, devem focar em aproveitar as oportunidades que surgem dessas tendências,  visando potencializar a proposta de valor, incrementar a experiência do cliente e fomentar a inovação de forma contínua.

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Uma consultoria de RH especializada em outsourcing de profissionais para o segmento farmacêutico.
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