//
Inglês
Captativa

O fator decisivo para determinar se os funcionários de uma empresa podem trabalhar fora do local é, obviamente, a natureza do negócio. Algumas empresas simplesmente não conseguem atender clientes remotamente. Mas as empresas que permitem que os funcionários operem fora de uma instalação central descobriram que essa pode ser uma situação em que todos ganham. A empresa de pesquisa global Gartner vê o trabalho em casa como uma “pedra fundamental do futuro do trabalho pós-pandemia” e projeta que quase um em cada cinco funcionários trabalharão remotamente o tempo todo após o fim da pandemia. Essa força de trabalho híbrida, que é parte remota e parte interna, é um cenário provável para muitas empresas no próximo ano e no futuro. Veja dicas para estruturar ainda melhor o trabalho de times híbridos (no escritório e remotos)

Criando a Estrutura

Existem vários conceitos sobre o que significa força de trabalho híbrida e como ela evoluiu, incluindo aqueles oferecidos pelo Gartner, McKinsey e Forrester. Todos parecem concordar que uma das marcas desse modelo de força de trabalho é a flexibilidade. No entanto, flexibilidade não significa totalmente livre.

As empresas precisarão descobrir quais funcionários devem comparecer ao escritório e com que frequência. E quando as equipes estão trabalhando remotamente, os gerentes devem decidir como esses funcionários podem interagir efetivamente com seus colegas internos sem prejudicar a produtividade (por exemplo, evitando a sobrecarga de videoconferências e garantindo que as equipes remotas recebam as mesmas atualizações que seus colegas no escritório).

Algumas perguntas para os líderes da empresa pensarem incluem:

Algumas equipes devem estar no escritório nos mesmos dias para reuniões pessoais e colaboração?

Haverá dias em que todos os funcionários poderão trabalhar em casa - como por exemplo as segundas ou sextas-feiras?

Que tipos de reuniões são melhores para realizar pessoalmente? (Alguns exemplos podem ser kickoffs de projetos importantes ou exercícios de construção de equipes.)

Haverá dias da semana em que todos os funcionários poderão se concentrar no trabalho independente, com pouca ou nenhuma interrupção?

Investir em tecnologia

O relatório 2021 State of IT da Spiceworks Ziff Davis diz que a pandemia Covid-19 foi “um catalisador para a transformação dos negócios” que tem 76% das organizações planejando mudanças de TI de longo prazo. Muitos desses investimentos serão projetados para apoiar forças de trabalho remotas e ajudá-las a trabalhar da forma mais produtiva e contínua possível.

As empresas que adotam um modelo de força de trabalho híbrido para o longo prazo precisarão pensar sobre quais soluções de tecnologia funcionarão melhor para os funcionários que trabalham em um escritório o tempo todo, intermitentemente, raramente ou nunca. Problemas de segurança, confiabilidade, facilidade de uso e conformidade são fatores na decisão de quais conjuntos de ferramentas todos usarão, onde quer que estejam.

Promover uma cultura conectada

Uma desvantagem do trabalho remoto de longo prazo, como muitas empresas aprenderam este ano, é que os funcionários podem facilmente acabar se sentindo desconectados da empresa e de seus colegas. Em uma força de trabalho híbrida, com várias equipes indo e vindo, os empregadores precisarão trabalhar ainda mais para manter suas equipes conectadas.

Comunicar claramente a visão de futuro

Nem todas as empresas tiveram ganhos de produtividade durante a pandemia - mas muitas sim. Alguns especialistas observaram que as empresas que percebem alta produtividade de equipes remotas se destacam em "gerenciar o tempo, o talento e a energia escassos de sua força de trabalho". No entanto, outra pesquisa mostra que as empresas ganhando em produtividade durante a crise também podem estar enfrentando um “déficit de inovação” devido aos desafios de colaboração em sua força de trabalho. No longo prazo, esse déficit pode se tornar um grande problema.

Uma pesquisa recente encomendada pela Microsoft e descrita no relatório Construindo Resiliência e Mantendo a Inovação em um Mundo Híbrido, descobriu que embora muitos trabalhadores e líderes de negócios tenham visto ganhos de produtividade pessoal por meio do trabalho remoto, muitos também perderam o senso de propósito. Sem um senso de propósito, a inovação pode ser prejudicada.

Essa é outra razão pela qual promover um senso de conexão é fundamental para o sucesso de uma força de trabalho híbrida. Os líderes de negócios não podem contar com propósito ou significado - ou inovação, nesse caso - surgindo organicamente dentro de um ambiente de trabalho distribuído. Já é difícil fazer isso acontecer quando todos estão no mesmo lugar. Conforme a empresa faz a transição formal para um modelo híbrido, considere dizer aos funcionários: “Seguindo em frente, é assim que pretendemos trabalhar como empresa, é por isso que acreditamos que é a abordagem certa e aqui está o que podemos fazer, como uma equipe, para garantir que possamos ter sucesso”.

Gostou? Continue nos acompanhando!

Captativa
Uma consultoria de RH especializada em outsourcing de profissionais para o segmento farmacêutico.
 //
Inglês
NOSSO INSTAGRAM
LINKEDIN
Conecte-se
com a Captativa

blankblank Desenvolvido Com  blank  Agência MSX - Marketing Digital   blankblank Copyright © 2024 ~ Captativa