Antes de mais nada, vamos começar com uma breve introdução sobre a indústria farmacêutica, responsável pela produção de medicamentos e de substâncias que atuam como princípios ativos neles. Grande parte das companhias farmacêuticas surgiram entre o final do século XIX e o início do século XX, sendo que as principais descobertas aconteceram entre as décadas de 1920 e 1960.
O ramo farmacêutico é altamente lucrativo e movimenta bilhões por ano. Em análise global, o mercado farmacêutico alcançou US$ 1,74 trilhões em vendas em 2020. Já o Brasil movimentou R$ 76,98 bilhões em 2020, alta de 8,58%, e venda equivalente a 4,7 bilhões de unidades (caixas), segundo o levantamento da consultoria IQVIA.
E quais são os setores da indústria farmacêutica?
São quatro etapas básicas que fazem parte da indústria farmacêutica: importação, fabricação, distribuição e comercialização. O oferecimento de matérias-primas primárias para a formulação de medicamentos, vem da indústria química e farmoquímica, as quais são, muitas vezes, importadas. A indústria gráfica disponibiliza as embalagens necessárias, seguindo normas, para a conservação dos compostos em segurança, mantendo suas características originais.
A partir disso, os laboratórios e institutos especializados iniciam as pesquisas e os testes para desenvolver novos medicamentos. E, após aprovados pela Anvisa, seguem para fabricação em escala nas indústrias.
Na próxima fase, os medicamentos seguem para a distribuição. Essa fase reúne várias entidades públicas e privadas, além de médicos, que podem prescrever medicamentos direto aos pacientes.
As Principais Entidades São:
Hospitais
Clínicas
Farmácias de manipulação
Drogarias
Postos públicos de saúde
Unidades Básicas de Saúde (UBS)
Unidades de Pronto Atendimento (UPA).
A indústria farmacêutica é um mercado promissor, que está em constante ascensão, com muitas oportunidades para quem deseja trabalhar nos mais diversos setores.
Desenvolvido Com Agência MSX - Marketing Digital Copyright © 2024 ~ Captativa