//
Inglês
Captativa

Mad Skills: Seu Hobbie Pode Ser o Seu Diferencial

Mad Skills: Seu Hobbie Pode Ser o Seu Diferencial
Data:
02/10/2024

Referências:
Sólides, Exame e Forbes

Mad skills referem-se a habilidades extraordinárias, que vão além das competências técnicas esperadas de um profissional. Elas estão diretamente ligadas às escolhas de lazer de uma pessoa e, muitas vezes, resultam em conhecimentos profundos que podem ser úteis também no ambiente de trabalho. No passado, as pessoas eram contratadas principalmente por suas competências técnicas. Hoje, as empresas valorizam cada vez mais as habilidades, que podem transformar produtos e serviços em soluções criativas e inovadoras. A tendência ganhou relevância na Europa e já está sendo importada por empresas no Brasil.

Empresas ao redor do mundo estão cada vez mais buscando profissionais com características singulares, muitas delas adquiridas pela prática de esportes, desenvolvimento artístico ou tarefas manuais para formar equipes cada vez mais diversas, dinâmicas e engajadas.  Pessoas com essas características são capazes de transformar produtos e serviços em soluções mais criativas e inovadoras. Durante uma entrevista, os recrutadores podem identificar as habilidades de um candidato ao perguntar sobre hobbies, trabalho voluntário e desafios superados.

Destacar hobbies relevantes no currículo e durante uma entrevista pode ser um diferencial que mostra equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, bem como as habilidades.

Aproveitar os interesses individuais para aumentar a satisfação e o engajamento contribui para a construção de ambientes de trabalho mais saudáveis. Além disso, a empresa se beneficia com maior produtividade. É fascinante observar como algumas habilidades podem impactar positivamente o ambiente de trabalho. Veja alguns exemplos:

Esporte Coletivo: Uma pessoa que pratica algum esporte coletivo com regularidade tem chances maiores de saber trabalhar em equipe, se comunicar bem e até liderar. Caso participe de torneios amadores, também pode se destacar pela resiliência e foco nos resultados.

Corrida de Rua: Quem corre de forma amadora, especialmente participando de competições, desenvolve habilidades como foco, resiliência e compreensão do processo que deve ser respeitado para alcançar metas e resultados.

Instrumentos: Para tocar um instrumento minimamente bem é preciso ter disciplina para se dedicar ao aprendizado e à prática. O que também favorece o desenvolvimento de habilidades motoras finas.

Atividades Manuais: Outras atividades manuais, como o artesanato e a jardinagem, entram na lista de exemplos de mad skills. Isso porque, favorecem o desenvolvimento de habilidades práticas, compreensão do processo e atenção aos detalhes.

Dança: A dança, por sua vez, é uma atividade que se assemelha à prática de esportes em relação ao potencial de desenvolvimento de um talento excepcional que pode ser aplicado ao trabalho. Isso porque, quem se dedica à dança aprende sobre disciplina. Essa pessoa também tem mais chances de aprimorar suas habilidades motoras e trabalha bem em equipe (a depender do estilo de dança praticado).

Leitura: Para fechar a lista de exemplos de mad skills, temos a leitura como hobby ou hábito que ajuda a desenvolver a comunicação eficaz. Portanto, outras habilidades que você pode desenvolver são a capacidade analítica e a prática da empatia.

Sendo assim, são capacidades que vêm do contato com histórias e contextos diversos que ampliam a capacidade de avaliar cenários, compreender e se relacionar com pessoas de perfis distintos. Diferente das “soft skills”, conhecidas como competências socioemocionais, e “hard skills”, de conhecimentos desenvolvidos de forma acadêmica, as “mad skills” chamam atenção por decorrerem de atividades de interesse genuíno de cada pessoa colaboradora.

Isso implica que, por trás das atividades de lazer, é possível considerar habilidades transferíveis que podem ser aplicadas no cotidiano profissional. Por exemplo, uma pessoa que pratica teatro pode se destacar na condução de reuniões e apresentações. Já uma pessoa que corre pode demonstrar níveis exclusivos de persistência e foco. Da mesma forma, um fotógrafo geralmente busca soluções com maior criatividade e sensibilidade. Suas experiências de vida e interesses pessoais podem dizer muito sobre sua personalidade e preparação para lidar com os desafios da rotina.

No entanto, é importante destacar que elas não substituem as suas competências técnicas, sendo fundamental seguir aprimorando os conhecimentos na sua área. Quando aliadas a uma base técnica sólida e soft skills bem desenvolvidas, elas reforçam ganhos, paixão e dedicação, podendo ser o diferencial que chama a atenção de empresas e recrutadores.

Referências:
Sólides, Exame e Forbes

Captativa
Uma consultoria de RH especializada em outsourcing de profissionais para o segmento farmacêutico.
 //
Inglês
NOSSO INSTAGRAM
LINKEDIN
Conecte-se
com a Captativa

blankblank Desenvolvido Com  blank  Agência MSX - Marketing Digital   blankblank Copyright © 2024 ~ Captativa